Praia G 27 Fev 2

100mim tem escolhido para cada mês um tema. Foi o mês de Robert Bresson, de Herberto Helder, dos ”Queen”, Saramago, Paul Éluard, etc. E Manoel de Oliveira está sempre presente. Julho foi dedicado à Educação. Em Agosto foram as Bombásticas na praia, na sua 2ªedição. Outubro foi o mês dos roubos no FB que gosto. O mês de Novembro foi dedicado ao DESASSOSSEGO. O de Janeiro ao tema da paz. Em Fevereiro “o beijo”.

Março é dedicado à pergunta: “o que é a oração.”

Começo com uma de S.Agostinho, de que gosto muito e que ouvi pela primeira vez da boca do Pe Peter Stilwell, ainda andava eu na Universidade. Foi em Sintra na Igreja de S.Martinho e era dia de S.Agostinho. No dia seguinte comprei o livro, As Confissões, e devorei. E continuo.

“Tarde vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova, Tarde vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim, e eu lá fora procurando-vos!
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo, e eu não estava convosco!
Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria se não existisse em Vós.
Porém, chamastes-me com uma voz tão forte que rompestes a minha surdez!
Brilhastes, cintilantes, e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes perfume: respirei-o suspirando por Vós.
Tocastes-me e ardi no desejo de Vossa paz!
Só na grandeza de Vossa misericórdia coloco toda a minha esperança.
Dai-me o que me ordenais, e ordenai-me o que quiserdes”
(Conf. X, 27 e 29)

