Sé - crianças 1

Excerto de uma entrevista que Ton Koopman deu ao 100mim, há dias, quando esteve entre nós. Nela aponta a educação musical como passo decisivo para um vida plena de sentido. E que se deve começar de pequeno.

«a música pode ser uma coisa “para todos” se for apanhada na escola»

100mim – Portugal (e não só Portugal) atravessa uma crise. Uma grande crise. O que é que a música pode trazer para ajudar a resolver esta crise? E também – o que vem a ser a mesma pergunta – pergunto-lhe se a música é uma coisa “para todos” ou se é apenas para alguns privilegiados?

TK – Não. Em relação ao que me perguntou primeiro, eu acho que a música pode ser uma coisa para todos se for “educada”, se for apanhada na escola. As crianças apanharem a música. E hoje já não é assim.

100mim – Onde?

TK – No meu país, já não. Não é como no meu tempo. No meu tempo as crianças cantavam todos os dias. Quando entravam na escola, quando saiam da escola. Eu penso que é muito triste que isso não aconteça mais.

100mim – Então a música é para todos?

TK – A música é para todos.

100mim – Porquê?

TK – Porque enriquece, porque pode enriquecer-nos. Com os problemas que temos… se estou triste, a música dá um alívio, não estamos sozinhos e penso que na crise – a Holanda também está em crise, como toda a Europa – precisamos de algo para “sair” dos problemas quotidianos…

100mim – Mas isso é uma fuga?

TK – Mas uma fuga é bom.

100mim – Mas precisamos de resolver os problemas! E é com uma “fuga”?

TK – Sim, mas se o Estado não está resolver os teus problemas…a única coisa a fazer é esquecer…

« é preciso começar com as crianças, agora. Let´s kids sing again»

100mim – Mas o que eu pergunto é se a música pode resolver de alguma forma os meus problemas, com essa “fuga”? Você traz a música para a sua vida, não?

TK – Claro que faço isso.

100mim – Como faz?

TK – Quando toco. E eu leio música e sou professor na Universidade. Não é abstracto para mim.

100mim – Mas devia ser “assim” (não abstracto) para todos, para mim que não toco nem dirijo um coro, ou orquestra!

TK – Bom … é preciso começar com as crianças, agora. Let´s kids sing again. Mesmo na Holanda é extremamente difícil. Penso que nos outros países é assim também. Eu penso que cantar na escola é um ponto importante para mais tarde se apreciar ir a concertos. Eu faço pequenos festivais em França, concertos para crianças. E às vezes é no meio do nada, em escolas onde os professores querem mesmo ajudar, receber-nos. Fazemos um concerto uma vez por semana. Também na Holanda, uma vez por ano, há alguns concertos para crianças, organizados por dois grupos; na nossa região temos feito isto. Não são concertos muito grandes: são 35, 40 minutos. Às vezes sou eu que os faço, outras vezes é outra pessoa e no fim o que faço é deixar as crianças cantar. Portanto eu combino alguma coisa com os professores, para eles prepararem com os miúdos e às vezes digo-lhes: “não vos oiço! Podem por favor cantar mais alto?”

Lisboa, 4 de Março de 2013

