13 Set

EXPOSIÇÃO DE 13 FOTOGRAFIAS DE FÁTIMA NO ANO DE 2013
(Vão sendo apresentadas nos dias 13 de cada mês, a última em 25 de Dezembro)

9/13 – Foto de 13 de Setembro – REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS – Neste limitado ângulo de visão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima… está concentrada a história de Fátima. A aparição do Anjo, envolvido no céu azul e a branca imagem de Nossa Senhora que do alto nos acolhe ao chegarmos ao Santuário de Fátima e, onde sentimos desde logo, a Sua proteção com o Seu Coração Imaculado, as mãos num sinal imenso de hospitalidade e com grande destaque… um terço!
Pois é precisamente sobre este “pequeno detalhe” do terço na mão de Nossa Senhora que aparece o tema da fotografia deste mês.
Por vezes julgamos que é um pormenor na grandeza da Mensagem de Fátima, este pedido constante de Nossa Senhora em todas as Suas seis aparições: – “Rezem o terço todos os dias”!
Pois desde logo, o Servita Carlos Azevedo Mendes que se encontrou com os pastorinhos no dia 7 de setembro de 1917, destacou este pedido de Nossa Senhora, numa sua carta que escreveu à futura mulher: “…todas (as 3 crianças) dizem o mesmo sem a mais pequena alteração. A base principal, que de tudo, o que me dizem, eu deduzi é: ”- que aparição quer que se espalhe a devoção do Terço”.
E nesse mesmo dia em que estava a interrogar os Pastorinhos, Carlos Azevedo Mendes (que privilégio!) foi com eles rezar o terço ao local das aparições, mesmo junto da azinheira: “ – chegámos ao local… a Lúcia, que está no meio, começa a recitar o terço. O recolhimento, o fervor com que ela vai rezando, impressiona-nos (…) com que devoção se reza ali o terço!”
Pois bem… será essa de igual modo, a realidade da nossa vida de oração? Com que devoção também rezamos? Parece mesmo acessível… rezar um terço por dia, apenas alguns minutos… sózinhos ou em família! Mas…sim…não…mas… quantas vezes se falha por falta de tempo, por cansaço… porque estamos afastados, irritados… porque… porque…
E mais… a nossa geração recebeu uma grande dádiva espiritual, quando, precisamente há 10 anos (2003), o Papa Beato João Paulo II, ao celebrar os seus 25 anos de Pontificado, introduziu os Mistérios da Luz, com cinco acontecimentos primordiais da vida de Cristo na Terra. Era uma lacuna que existia, pois os mistérios do rosário passavam da infância de Jesus para a Sua paixão. Faltava de facto um tempo de oração e contemplação sobre o percurso da vida de Jesus.
E então? Já pensámos um pouco naquilo que rezamos?
Rezar um “Pai-Nosso” é um privilégio! Uma oração ensinada directamente por Jesus (Lc 11,2-4 e Mt 6,9-13). No início, evocamos a glória do Pai e o cumprimento da vontade de Deus e terminamos com pedidos quotidianos das nossas necessidades e faltas básicas… o pão nosso de cada dia… perdoai as nossas ofensas! É uma proximidade e intimidade incrível apenas possível entre um Pai e um filho!
A “Avé Maria… cheia de Graça”, é a fórmula mais conhecida, simples e de louvor e que com uma imensa alegria podemos dar graças a Deus por termos tido Nossa Senhora como Mãe de Jesus e nossa Mãe. De igual modo termina com o pedido mais importante das nossas vidas… rogai por nós…agora e na hora da nossa morte!
Eiii? Porque não rezamos o terço todos os dias…?

——————————————————————————————————————–

O Francisco Noronha de Andrade (FNA) teve uma ideia brilhante (assim “mais brilhante que o sol”). O FNA é um daqueles guardiões do Santuário de Fátima. E muitas outras coisas. Só para dar um exemplo, quando Bento XVI nos visitou recentemente, era ele que “mandava” em quase tudo.

Para quem já participou nas cerimónias, sobretudo nos dias 12 e 13, já viu com certeza uma espécie de James Bond (s), fato escuro, à maneira, de “suspensórios” ou cordas, a andarem de um lado para o outro, com muita pinta e zelo para que tudo corra bem. Sempre de intercomunicador, uma espécie de guarda especial da “Senhora mais brilhante que o sol”. Creio que são todos servitas (tenho que pedir a um servita que me escreva aqui no 100mim o que é isso de ser servita; sei que há uns que trabalham mais no back stage, mas estão todos para “servir” o ano todo e intensificam nos dias de mais gente).

O FNA decidiu fazer EXPOSIÇÃO DE 13 FOTOGRAFIAS DE FÁTIMA NO ANO DE 2013

Vão sendo apresentadas nos dias 13 de cada mês; a última em 25 de Dezembro. O 100mim pediu-lhe autorização para as por aqui.

Obrigada Francisco. Os Franciscos são todos muito especiais. A um até lhe apareceu a Mãe de Deus. Mesmo.

Advertisements