100mim tem escolhido para cada mês um tema. Foi o mês de Robert Bresson, de Herberto Helder, dos ”Queen”, Saramago, Paul Éluard, etc. E Manoel de Oliveira está sempre presente. Julho foi dedicado à Educação. Em Agosto foram as Bombásticas na praia, na sua 2ªedição. Outubro foi o mês dos roubos no FB que gosto. O mês de Novembro foi dedicado ao DESASSOSSEGO. O de Janeiro ao tema da paz. Em Fevereiro “o beijo”. Março sobre a “o que é a oração.” Junho foi o mês sobre  fotografias marcantes. Para Julho escolhemos: SOL. Setembro foi mês de UVAS. E Outubro? Esqueci-me. Sou um “stupore”… em Outubro. Mês Espanto!

paz

fonte: AFP

O prémio Nobel da Paz de 2013 foi hoje atribuído à Organização para a Proibição de Armas Químicas. A organização com sede em Haia, ficou recentemente em destaque depois de ter sido encarregada pelo Conselho de Segurança da ONU de destruir o arsenal químico da Síria.

Pouco conhecida do grande público, a OPAQ foi fundada em 1997 para colocar em prática a Convenção Internacional para a Proibição de Armas Químicas, assinada a 13 de janeiro de 1993.

O trabalho da organização ganhou destaque recentemente, depois de a mesma ter sido encarregada por uma resolução do Conselho de Segurança de supervisionar o desmantelamento do importante arsenal químico da Síria. Uma tarefa que deverá estar completada a 30 de junho do próximo ano.

O anúncio oficial do prémio foi feito em Oslo quando eram 10 da manhã em Portugal Continental mas a noticia já tinha sido avançada, mais de uma hora antes, pela televisão pública norueguesa NRK.