FNA13Out

Francisco Noronha de Andrade

EXPOSIÇÃO DE 13 FOTOGRAFIAS DE FÁTIMA NO ANO DE 2013
(Vão sendo apresentadas nos dias 13 de cada mês, a última em 25 de Dezembro*

10/13 – Foto de 13 de Outubro – SINAIS DE FÁTIMA – De repente nesta fotografia, apercebi-me da proximidade da Santíssima Trindade… o Pai representado numa nuvem do Céu de Fátima, o Filho na Cruz Alta do Recinto do Santuário e o Espírito Santo na habitual iconografia, numa daquelas pombas brancas que andam sempre juntas de Nossa Senhora.

Estamos aqui no alto da nova Basílica da Santíssima Trindade, que abriu as suas portas ao mundo em 12 e 13 Outubro de 2007.
É uma brincadeira… uma piada esta fotografia? Se quiserem! Para mim, não é!
É porque estes pequenos sinais estão sempre a acontecer em Fátima! Só precisamos é de estar atentos!

Partilho assim um outro “SINAL”. Como sabemos, Nossa Senhora pediu aos pastorinhos em 13 de maio, na sua primeira aparição para voltarem aquele local durante seis meses seguidos, sempre nos dias 13. Em junho, na 2ª aparição, acrescentou que o Francisco e Jacinta iriam em breve para o Céu… mas que Lúcia ficaria cá mais algum tempo! Assim aconteceu! Os 2 pastorinhos morreram em 1919 e 1920 e Lúcia de facto viveu “mais algum tempo”… até 2005!

Lúcia tinha perguntado com pena a Nossa Senhora se ficava sózinha. A resposta é cativante e podemos comprová-la hoje pelo que sabemos da vida da Irmã Lúcia: “– Não, filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.
E aqui aparece então o outro SINAL. Oitenta e oito anos depois, Lúcia morre… num dia 13!

Na aparição de outubro de 1917, milhares de “pessoas normais” tiveram a graça de verem e partilharem um importantíssimo sinal do céu… o milagre do sol e que tinha sido previamente anunciado em setembro!

Então… porque não podemos nós, hoje, também “pessoas normais”, termos a mesma graça de vermos um sinal tão perceptível e compreensível do céu e de igual modo antecipadamente dito…e neste caso com tanta antecedência…? Nossa Senhora prometeu em junho 1917 a proteção a Lúcia!

É pois natural, num gesto de Mãe, que a tinha que vindo buscar num dia 13!
Quando ouvi a notícia da sua morte e apreendi que tinha sido num dia 13… acho que foi uma das minhas maiores emoções interiores por mais este sinal tão visível da História de Fátima! Para mim, repito, como o milagre do sol!

E termino. É uma coincidência? Um acaso este dia 13? Se quiserem! Para mim, não é!

* EXPOSIÇÃO DE 13 FOTOGRAFIAS DE FÁTIMA NO ANO DE 2013

(Vão sendo apresentadas nos dias 13 de cada mês, a última em 25 de Dezembro

O Francisco Noronha de Andrade (FNA) teve uma ideia brilhante (assim “mais brilhante que o sol”). O FNA é um daqueles guardiões do Santuário de Fátima. E muitas outras coisas. Só para dar um exemplo, quando Bento XVI nos visitou recentemente, era ele que “mandava” em quase tudo.

Para quem já participou nas cerimónias, sobretudo nos dias 12 e 13, já viu com certeza uma espécie de James Bond (s), fato escuro, à maneira, de “suspensórios” ou cordas, a andarem de um lado para o outro, com muita pinta e zelo para que tudo corra bem. Sempre de intercomunicador, uma espécie de guarda especial da “Senhora mais brilhante que o sol”. Creio que são todos servitas (tenho que pedir a um servita que me escreva aqui no 100mim o que é isso de ser servita; sei que há uns que trabalham mais no back stage, mas estão todos para “servir” o ano todo e intensificam nos dias de mais gente).

O FNA decidiu fazer EXPOSIÇÃO DE 13 FOTOGRAFIAS DE FÁTIMA NO ANO DE 2013

Vão sendo apresentadas nos dias 13 de cada mês; a última em 25 de Dezembro. O 100mim pediu-lhe autorização para as por aqui.

Obrigada Francisco. Os Franciscos são todos muito especiais. A um até lhe apareceu a Mãe de Deus. Mesmo.